Arquivos em nuvem ou local, entretanto a desordem aumenta!

É muito comum observarmos uma enorme falta de organização tanto nos novos projetos com servidor de arquivos em nuvem quanto nos servidores de uma rede local.

Com o advento de novas ferramentas de gestão de arquivos nuvem como Google Drive, Dropbox, Sky Drive, etc, as coisas vêm piorando em proporções ainda maiores, dificultando a organização, o controle de revisões, sincronismo e principalmente a segurança dos acessos aos documentos da empresa.

arquivos em nuvemarquivos em nuvemarquivos em nuvem

A área de TI não é capaz de gerenciar sozinha a elaboração, a classificação, o controle e a privacidade dos documentos sem que a empresa tenha um procedimento para emissão de documentos amplamente discutido e aceito para direcionar seus colaboradores.

Com o intuito de obter-se sucesso e uma boa implantação do servidor de arquivos em nuvem ou na rede local na organização, a FJ REDEmpresa recomenda fortemente a revisão tanto do processo existente na empresa para emissão de documentos bem como do organograma funcional da mesma. Desta forma, obtém-se maior índice de sucesso e segurança das informações.

Outro aspecto a ser considerado quando se trabalha com arquivos em nuvem, é a segurança da informação, pois a maioria dos problemas de vazamento de informações está na falta de um controle de acesso aos usuários dos sistemas.

A FJ REDEmpresa recomenda fortemente a criação de um processo para liberação individual de cada usuário, denominado” Perfil dos Usuários, um registro contendo todas as configurações do catálogo de serviços da TI concedido ao colaborador por sua gestão hierárquica na empresa.

Considerando a norma ABNT ISO-27001, “Gestão de Segurança da Informação”, a empresa deve possuir o registro da liberação concedida contendo as permissões de acesso aos arquivos, garantindo a confidencialidade, a privacidade e o sigilo das informações em circulação internamente ou externamente.

Antes de buscar ferramentas de sincronismo para apenas transferir seus arquivos para um ambiente em nuvem, consulte nossa Consultoria organizacional e teremos enorme prazer em orientá-lo no planejamento de implementação e migração, evitando que seu projeto seja um problema para sua gestão e uma insatisfação para sua empresa ou negócio.

 

Silvio Jara