gerenciamento de TI

Gerenciamento de TI – Serviços de Apoio.

Gerenciamento de TI requer método?

Independente do porte de uma empresa ou organização o gerenciamento de TI requer a adoção de normas, métodos e sistemas que garantam a continuidade dos serviços de TI independentemente das pessoas ou provedores que executam os diversos processos e controles gerenciais.

O uso de padrões normativos internacionais como a norma ISO 20.000 (ITIL V3 – Gerenciamento dos serviços de TI) e a norma ISO 27.001 (Gerenciamento de Segurança da Informação), aumentam o grau de maturidade da gestão de TI na organização pois determinam as responsabilidades, os processos e os indicadores de controle que devem nortear os serviços de TI para o sucesso dos negócios.

Maturidade do Gerenciamento de TI.

  • Quando o gerenciamento e a entrega dos serviços de TI estão orientados a processos, sua empresa garante a continuidade dos negócios e diminui os riscos e ameaças decorrentes da dependência humana e tecnológica.
  • Em qualquer que seja o momento de maturidade de sua TI você contará com nossos serviços de apoio, seja através de nossa consultoria, auditoria, integração ou suporte, garantindo que os processos e controles amadureçam de forma consistente.

Serviços de apoio para Gerenciamento de TI – ISO 20.000 – ITIL V3

Abaixo relacionamos alguns processos chaves e objetivos de controle em que o gerenciamento de TI necessita do apoio de processos e ou sistemas para garantir a maturidade da gestão:

1. Relato dos Serviços da TI:

Objetivo: Receber as solicitações de serviço e produzir informações pontuais e estatísticas dos serviços da TIC para tomada de decisões. Sistemas de Service Desk são essenciais neste quesito.

2. Gerenciamento da Inovação e Melhoria contínua da TI – PDCA:

Objetivo: Garantir o PDTI, a inovação e melhoria continuada da área de TI em benefício da organização.

3. Gerenciamento de Contratos  e SLA :

Objetivo: Registrar e gerenciar todos os contratos e acordos nível de serviço da TI (internos ou externos).

4. Gerenciamento da Disponibilidade dos serviços da TI:

Objetivo: Garantir a disponibilidade dos serviços de TI em quaisquer circunstâncias de risco minimizando impactos.

5. Gerenciamento Financeiro da TI:

Objetivo: Orçar, contabilizar e planejar os custos dos serviços de TIC periodicamente.

6. Gerenciamento das Capacidades da TI:

Objetivo: Assegurar as capacidades técnicas e humanas dos serviços de TI para a demanda atual e crescimento da organização.

7. Gerenciamento de Segurança da Informação:

Objetivo: Gerenciar políticas e sistemas de segurança da informação em todos os níveis e atividades na organização. (Apoio adicional ISO-27.001).

8. Gerenciamento do Relacionamento com o negócio:

Objetivo: Alinhar o catálogo de serviços de TI aos interesses da empresa atendendo as demandas do negócio e necessidades dos usuários.

9. Gerenciamento de Fornecedores:

Objetivo: Gerenciar os fornecedores para assegurar a entrega dos serviços com qualidade e de forma ininterrupta.

10. Gerenciamento de Incidentes

Objetivo: Resolver e mitigar rapidamente todo e qualquer incidente com os serviços de TI.

11. Gerenciamento de Problemas

Objetivo: Identificar, pesquisar e solucionar rapidamente a causa raiz dos incidentes recorrentes nos serviços de TI.

12. Gerenciamento das Configurações

Objetivo: Garantir que haja documentação de senhas, controles, processos, de todos os itens que compõe os serviços de TI.

13. Gerenciamento de Mudanças

Objetivo: Assegurar que mudanças nos serviços de TI (novidade ou alteração) sejam gerenciadas deste a concepção até a entrega dos serviços ao negócio.

14. Gerenciamento de Liberações

Objetivo: Entregar, distribuir e rastrear uma ou mais mudanças liberadas aos usuários.
Fale com nossos consultores e entenda como nossos serviços de apoio podem aumentar o grau de maturidade do gerenciamento de sua TI de maneira simples e eficaz.