Serviços de Gestão de Configurações – Procedimentos para Gestão de Configurações

O objetivo dos serviços de gestão de configurações da FJ REDEmpresa é garantir a gestão do conhecimento da TI a fim de que registros das configurações possam ser controlados e disponibilizados com segurança aos colaboradores nas ocasiões de controle ou execução dos serviços em um determinado item de configuração. Exemplos: hardware, software, usuários, senhas, contratos, diagrama, parâmetros, fornecedores, ativos, instruções, processos, etc.

Recomendamos que a organização mantenha sistemas para armazenar e disponibilizar o conhecimento, mantendo processos para emissão, aprovação e efetivação de informações e documentos das configurações no que chamamos de BDGC (Banco de Dados de Gerenciamento de Configuração), ou CMDB (Configuration Management Database).

Gestão de configurações CMDB
Gestão de Configurações CMDB

É importante que todos os itens de configuração sejam identificados, registrados e atualizados no BDGC através de acessos restritos e controlados por pessoas previamente nomeadas, garantindo assim tanto a segurança quanto a confiabilidade necessária a gestão de configurações.

As informações dos itens de configuração devem ser disponibilizadas na base de conhecimento e de ativos a fim de que os incidentes e mudanças sejam efetuadas dentro dos parâmetros de segurança e controle que a organização exige.

A FJ REDEmpresa possui toda a consultoria de processos e as mais variadas soluções de software para o gerenciamento de configurações de sua TI. Softwares para gestão de ativos, fornecedores, senhas, processos , contratos, conhecimento, etc.

Fale com nossa consultoria de processos de TI ou se desejar, clique aqui e faça um diagnóstico da gestão de serviços de sua TI.

Silvio Jara

Diretoria de Serviços

    One comment

  1. Pingback:FJ REDEmpresa - Catálogo de Serviços

Comments are closed.