instalar o zabbix

O quê preciso fazer antes de instalar o Zabbix?

Compilamos para você 3 passos antes de instalar o Zabbix que irão te ajudar a montar uma estrutura de monitoração eficiente, com baixa probabilidade de falhas.

O Zabbix é uma solução gratuita de monitoração que possui uma grande versatilidade tanto na configuração quanto na integração com o GLPI ou outras ferramentas que podem complementar a solução.

Esta ferramenta possui muito potencial, porém é preciso ir além dos conhecimentos do Zabbix para implementar uma solução de monitoramento bem estruturada e adaptada a organização, tornando o monitoramento uma função de grande valor para as empresas.

No curso desta matéria, iremos tratar os termos ‘monitoramento’ e ‘monitoração’ como coisas diferentes, contrariando a definição original dos dicionários. Para entender melhor o motivo de tratarmos estes termos diferentemente, veja nossa matéria: Monitoramento ou monitoração?

Posts Recentes:

3 passos antes de instalar o Zabbix

Diagrama de rede

O diagrama de rede permite uma observação macro da infraestrutura de TI, compreendendo tudo que está localizado na malha e no núcleo de rede. Ele irá te mostrar onde está alocado o serviço ou equipamento que você irá monitorar.

É preciso compreender os arredores do serviço ou equipamento a ser monitorado, levando-os em consideração na hora de montar a solução de monitoramento.

Todo serviço ou equipamento de TI depende de alguma coisa para funcionar corretamente, seja um equipamento, energia elétrica ou conexão de rede, e todas as dependências devem ser monitoradas, a fim de fornecer um diagnóstico mais preciso quando os alertas forem emitidos.

O cenário ideal é que seja possível monitorar portas individuais de um switch e até mesmo a tomada de saída em alguns nobreaks, isto irá fornecer um diagnóstico mais preciso quando surgirem problemas na TI.

Desenho de serviços

O desenho funcional dos serviços de TI vem como resultado do estudo do diagrama de rede, um refinamento específico para cada serviço da TI e suas subsequentes dependências, este processo deve ser realizado antes de instalar o Zabbix.

Através da correlação entre os serviços de TI e todas as dependências e variáveis é possível criar uma malha de sensores Zabbix que é precisa, e irá facilitar o diagnóstico e solução dos incidentes.

O aprimoramento do desenho de serviços é uma das peças fundamentais que, caso ocorra periodicamente, irá proporcionar a melhoria contínua da solução de monitoração.

Desenhar os serviços monitorados com todas as dependências, quanto maior o nível de detalhe, menor o número de falsos positivos.

Alertas

Os alertas são o gatilho que inicia todo o processo de intervenção e correção dos problemas alertados pelo Zabbix.

Para configurar os alertas no Zabbix, é preciso saber quem irá recebê-los e qual será o horário de envio para os alertas. Recomendamos os horários 9×5 para serviços de menor relevância para o negócio e 24×7 para os serviços de missão crítica para a empresa.

Também deve ser levada e consideração o horário de acionamento dos alertas para cada fornecedor responsável pelo serviço, desta forma você terá um parâmetro para definir o horário de emissão do alerta.

Também é importante definir como será a entrega destes alertas, podendo ser por e-mail, Telegram ou até mesmo integrar-se com ferramentas de Central de Serviços como o GLPI.

Esperamos que com esta matéria você consiga instalar o Zabbix com coerência, de uma forma que faça sentido ao ambiente que ele irá monitorar e, se quiser, fale conosco e iremos implementar uma solução completa de monitoramento para sua empresa.