Adequação LGPD

Adequação LGPD

Adequação LGPD: 5 Primeiros Passos

A LGPD é uma Lei que entrou em vigor e esta deixando vários empresários preocupados com os critérios de segurança e privacidade dos dados que participam dos seus negócios.

Ela vem regulamentar como se deve ocorrer o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais. Por pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

A lei possui o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade.

Primeiros passos para a adequação

Com o objetivo de guiar as empresas nesta jornada, a FJ REDEmpresa organizou 5 tópicos para te ajudar a dar os primeiros passos para a sua adequação LGPD.

  • Passo 1: Determine um conselho para disseminar e apoiar a cultura de privacidade na sua empresa
  • Passo 2: Determine um encarregado para realizar as comunicações em nome da empresa nos assuntos de privacidade de dados
  • Passo 3: Implemente uma Politica de privacidade na sua empresa
  • Passo 4: Implemente uma Politica de Segurança da informação na sua empresa
  • Passo 5: Mapeie os dados Sensíveis que compõem o seu negocio.

Com essas ações os passos seguintes ficam mais claros e concretos, reduzindo seu risco inicial e iniciando uma nova cultura no seu negócio.

Enquanto estas dicas não irão imunizá-lo dos riscos e da fiscalização, elas apresentam um ótimo ponto de partida em um processo muito mais extenso e complexo.

Consultoria de privacidade de dados

Apesar destes 5 passos serem decisivos, é preciso ter experiência e gabarito no assunto para de fato pode conseguir atingir os requisitos da lei.

Certos de que a LGPD é um tema cultural, amplo e complexo, que deve ser tratado em processo de melhoria contínua, PDCA, esperamos que o conteúdo desmistifique seus primeiros passos.

Fale com nossos profissionais e o ajudaremos durante todo o processo adaptativo à LGPD e certamente ficará satisfeito com os resultados em sua empresa.