Backup

Garantindo a continuidade de sua empresa

Se todos os dados de sua empresa forem perdidos, como ela irá se recuperar se não houver uma cópia segura das informações perdidas?

Imagine que você perdeu endereços e contatos de clientes nem fornecedores, pagamentos a receber e fazer, notas fiscais, controle de estoque, desenho de produtos, controle do departamento pessoa.

O trabalho passa a correr de forma vagarosa para realizar qualquer atividade e pode-se perder prazos e dinheiro, o esforço para reconstruir as informações perdidas custa muitas horas de trabalho, um custo adicional para a empresa.

Este cenário de catástrofe traz uma realidade: sua empresa vai falir, a questão é apenas quando.

Cópias confiáveis, futuro estável

Serviços de Backup em uma empresa precisam garantir a continuidade do negócio em casos extremos, e existem os seguintes pontos para considerar:

  • Software: É preciso ter um sistema capaz de atender as demandas de infraestrutura, de forma a simplificar a gestão e recuperação;
  • Tecnologia: HD externo, Fitas LTO, Cloud, a tecnologia a ser escolhida precisa atender ás necessidades de retenção de dados da empresa e ao conteúdo que será copiado;
  • Configuração: É necessário configurar as rotinas de backup e definir a modalidade do backup (Incremental, Diferencial, Completo…);
  • Auditoria: Realizar checagens periódicas para certificar que o backup está sendo feito e pode ser restaurado a qualquer momento.

Metodologia sugerida: Backup  3-2 -1

A metodologia conhecida como Backup 3-2-1 é uma das mais bem conceituadas atualmente

  • Ter pelo menos três cópias dos seus dados
  • Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes
  • Manter uma cópia de backup fora da empresa

backup 321

Imagine que você mantenha seus dados originais no dispositivo #1, e seu backup no dispositivo #2. Ambos os dispositivos têm as mesmas características, e suas falhas são estatisticamente independentes (eles não têm causas de falha em comum).

Isto quer dizer que se você tem seus dados primários (no dispositivo #1) e dois backups dele (nos dispositivos #2 e #3) e todos os dispositivos têm as mesmas características e nenhuma causa de falha comum, a probabilidade de falha nos três dispositivos ao mesmo tempo será:

1/100 * 1/100 * 1/100 = 1/1.000.000

A FJ REDEmpresa

Nós da FJ temos um extenso conhecimento das ferramentas, tecnologias, métodos e processos de backup, dimensionando tudo de acordo com a necessidade da empresa.

 

botão contato