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Como implementar VoIP: 7 dicas para um bom funcionamento

 

A telefonia IP tem se tornado cada vez mais popular nas empresas e muito desta tendência se deve ás promessas da tecnologia, então é muito importante saber como implementar VoIP com sucesso para obter estes benefícios.

Redução de custos, flexibilidade, mais funcionalidades e facilidade de crescimento são algumas das possibilidades desta solução. No entanto, a migração para este formato demanda análise prévia da estrutura para garantir que haja uma efetiva melhoria no serviço de telefonia.

 

1-Infraestrutura de rede

A telefonia por IP demanda alto tráfego de informações através da rede corporativa, e competirá com o já existente tráfego de informações atual.

Sendo assim, uma infraestrutura de cabos organizados em cascata, pulando entre diversos equipamentos de rede, pode sofrer de perda de performance e agilidade, criando atrasos no tempo de resposta e recebimento.

A prioridade neste caso deve ser a voz, de forma a tornar a experiência do usuário adequada para que desenvolva suas atividades diárias.

 

2-Largura de banda

Como implementar VoIP aumenta a demanda por conexão com a internet, o link de internet precisa possuir banda o suficiente para comportar o tráfego atual de dados da empresa, e o tráfego de todos os telefones que serão utilizados.

Se considerarmos que cada telefone IP consome entre 30 e 80 Kbps dedicados, podemos assim estimar a banda que será necessária para comportar a telefonia.

 

3-Utilizar Telefones IP  ou ATAs

Os telefones IPs foram desenvolvidos com o VoIP em mente, e portanto, garantem o bom funcionamento do serviço na ponta do usuário.

Apesar disso, também existem os ATAs, (Adaptador de Telefone Analógico), que permitem utilizar a infraestrutura existente de telefonia.

Os ATAs possuem uma conexão para telefonia e outra para a internet, mas tenha em mente que quanto mais conexões tiver o ATA, mais caro será o equipamento.

 

4-Faça uso do QoS

O QoS (Quality of Service) é um conjunto de tecnologias que irá reservar uma capacidade de banda para aplicativos, melhorando significativamente o serviço.

Quando este serviço é configurado, garantimos que a telefonia IP terá sempre a banda necessária para operar, mitigando oscilações e aprimorando a experiência do usuário.

 

5-Evite conexões 3G ou 4G

Apesar de ser uma tecnologia repleta de possibilidades, ainda deixa a desejar e muito no Brasil devido á lentidão e falhas, o que é exatamente o que mais prejudica a telefonia por IP.

A infraestrutura de telefonia móvel brasileira ainda deixa muito a desejar, o que acarretaria mau funcionamento da telefonia VoIP, a melhor alternativa ainda é confiar em links dedicados.

 

6- Implemente aos poucos

Implementar uma solução desta rapidamente possui diversos riscos, e por isso é preferível realizar uma migração mais lenta.

Com o tráfego sendo migrado pouco a pouco, podemos avaliar como a estrutura está se comportando, e prevenir problemas antes que o VoIP se torne definitivo na empresa, o que ainda oferece possibilidade de retroceder á telefonia analógica sem grande esforço.

 

7- Contrate uma boa operadora VoIP

A telefonia VoIP é um recurso sensível, e pequenas falhas podem gerar grandes impactos, e a escolha da operadora é igualmente importante para um bom funcionamento

Sendo assim, a operadora precisa ser capaz de fornecer um serviço estável e capaz de entregar a performance necessária para entregar aos usuários uma boa experiência.