
Como melhorar a segurança de laboratórios de informática
Melhorar a segurança dos laboratórios de informática é o que buscam muitos profissionais de TI, seja reduzindo o impacto negativo da ação do usuário, falhas em atualizações, infecção por vírus ou malware e etc.
Por mais que se atinja um nível satisfatório de segurança, as tecnologias envolvidas na proteção carregam os computadores, prejudicando a experiência do usuário e a percepção dos mesmos sobre a TI.
Ao aplicar antivírus, políticas de grupo e outras soluções de segurança, as máquinas perdem desempenho e aumentam o tempo de boot, reduzindo o tempo útil de aulas e limitando os recursos que podem ser utilizados nos laboratórios.
Além é claro da segurança física dos equipamentos, muitas vezes sendo necessário trancar os computadores para evitar furtos de equipamentos ou peças.
Melhorar a segurança através da virtualização de desktops
A Virtualização de Desktops é a solução mais moderna para trazer segurança em laboratórios de informática de instituições de ensino, sem abrir mão da liberdade do usuário.
Cria-se uma imagem única que será replicada para cada desktop virtual, permitindo que apenas uma máquina precise ser atualizada ou alterada.
Após o uso, a máquina virtual de cada usuário será deletada, permitindo que utilize uma nova instância da imagem do desktop, livre de defeitos no software ou vírus/malware devido ao uso.
Mas estes não são os únicos benefícios que esta solução oferece:
- Maior poder de processamento gráfico
- Aumento na velocidade de boot
- Aumento do tempo de aula útil para os alunos
- Maior agilidade na execução de softwares
- Entrega de recurso computacional independente de salas
- Rápida implementação de novos softwares
- Imunidade á falhas de Sistema Operacional
- Imunidade á falhas de vírus e malware
- Compatível com desktops e notebooks legado
- Possibilita uso de máquinas pessoais (BYOD)
- Acesso móvel aos recursos computacionais
- Ágil entrega de novos laboratórios
- Agilidade na resolução de problemas
- Redução de custos de aquisição de hardware
- Redução de custos de energia elétrica
- Redução do tempo necessário para manutenção
- Redução da mão-de-obra para manutenção
- Gestão simplificada de hardware e software
- Centralização de investimentos
Em uma Infraestrutura de Desktops Virtualizada (VDI), os softwares e processamento ficam a cargo de um Servidor alocado em datacenter, e os usuários acessam suas máquinas utilizando um pequeno hardware chamado Thin Client que se conecta ao computador virtual.
Dentro do datacenter, um servidor hospeda os desktops dos usuários.
Há também a possibilidade conectar-se através de celulares, tablets, desktops e notebooks convencionais, o que garante que o usuário tenha acesso ao mesmo poder de processamento independente do equipamento que esteja acessando.
Case de sucesso: Instituto Mauá de Tecnologia
A FJ REDEmpresa, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, implementou novos laboratórios com esta tecnologia, trazendo aos alunos e professores máquinas capazes de rodar pesadas simulações e trabalhos.
Através da Virtualização de Laboratórios de Informática, reduzimos drasticamente o tempo de manutenção de laboratórios, e a mobilidade permite que os professores deem aulas em qualquer laboratório, aproveitando melhor o tempo das aulas que era prejudicado tempo de boot das máquinas.