Skip to main content

Como saber se um site está fora do ar

Ao se deparar com problemas em um site, como saber se o site está fora do ar ou está normal é um conhecimento bastante valioso antes de começar a procurar problemas em seu próprio computador ou infraestrutura.

Sites como o Conectividade Social da Caixa, Receita Federal, e outros websites governamentais também podem ser testados caso ocorra alguma dificuldade de acesso, assim você pode descobrir se é um problema generalizado ou exclusivo da sua estrutura de TI.

É possível verificar a disponibilidade de diversos sites e serviços através de websites criados especificamente para isto, listaremos alguns como:

Fora do Ar?

Fora do Ar? É um site em português brasileiro que permite que você pesquise pelo site que desejar, e ele irá mostrar na tela o estado atual do site pesquisado, se está disponível ou não.

Contudo, nem sempre a ferramenta é precisa, alguns sites que possuem um tempo de carregamento mais longo ou uma instabilidade temporária serão exibidos como indisponíveis, então tenha em mente esta característica.

Fora do Ar?

Posts recentes:

Atmun Host

É um provedor brasileiro de hospedagem, e ele fornece uma ferramenta chamada Verificador Online, que é mais abrangente que as outras ferramentas que listamos aqui, pois ele checa inclusive sites de menor acesso que não são monitorados por outras ferramentas.

Atmun Host

Downdetector

O Downdetector é uma ferramenta semelhante ao Fora do Ar?, possui a mesma função de pesquisa mas é mais refinada, fornece gráficos, mapa informando onde foram reportados problemas e também permite que o usuário relate um problema com algum site ou serviço.

A ferramenta possui opção para alterar o idioma, e assim ele mostra a disponibilidade de diversos serviços brasileiros em uma linha do tempo, o que é bastante útil, especialmente para profissionais da TI.

Downdetector

Prompt de comando

O próprio Prompt de comando pode ser uma boa ferramenta para testar a conexão e disponibilidade de alguns sites ou serviços devido aos comandos ping e tracert. No entanto, como os ataques DDOS através devido á ataques de ping visando prejudicar a disponibilidade de sites e serviços, esta ferramenta tem sido cada vez mais bloqueada.

No entanto, ainda é uma boa ferramenta até mesmo para usuários domésticos, pois possibilita que você teste a conexão interna em sua casa, o que pode ajudar a encontrar problemas na sua rede cabeada, rede Wi-Fi, ou até mesmo com o roteador.

Para gamers

Voltados para gamers que possuem sua biblioteca de jogos na Steam, o Steam Status · Is Steam Down? É uma ferramenta que permite verificar o status de jogos e servidores da Steam ao redor do mundo. Já o SteamDB, ele não é exatamente uma ferramenta para verificar disponibilidade, mas mostra os jogos mais populares, os mais jogados, assim como novidades populares na biblioteca.

Conteúdo sugerido pelo colaborador Raffaele Ottati Júnior.