
Gerenciamento de TI – Serviços de Apoio.
Gerenciamento de TI requer método?
Independente do porte de uma empresa ou organização o gerenciamento de TI requer a adoção de normas, métodos e sistemas que garantam a continuidade dos serviços de TI independentemente das pessoas ou provedores que executam os diversos processos e controles gerenciais.
O uso de padrões normativos internacionais como a norma ISO 20.000 (ITIL V3 – Gerenciamento dos serviços de TI) e a norma ISO 27.001 (Gerenciamento de Segurança da Informação), aumentam o grau de maturidade da gestão de TI na organização pois determinam as responsabilidades, os processos e os indicadores de controle que devem nortear os serviços de TI para o sucesso dos negócios.
Maturidade do Gerenciamento de TI.
- Quando o gerenciamento e a entrega dos serviços de TI estão orientados a processos, sua empresa garante a continuidade dos negócios e diminui os riscos e ameaças decorrentes da dependência humana e tecnológica.
- Em qualquer que seja o momento de maturidade de sua TI você contará com nossos serviços de apoio, seja através de nossa consultoria, auditoria, integração ou suporte, garantindo que os processos e controles amadureçam de forma consistente.
Serviços de apoio para Gerenciamento de TI – ISO 20.000 – ITIL V3
Abaixo relacionamos alguns processos chaves e objetivos de controle em que o gerenciamento de TI necessita do apoio de processos e ou sistemas para garantir a maturidade da gestão:
1. Relato dos Serviços da TI:
Objetivo: Receber as solicitações de serviço e produzir informações pontuais e estatísticas dos serviços da TIC para tomada de decisões. Sistemas de Service Desk são essenciais neste quesito.
2. Gerenciamento da Inovação e Melhoria contínua da TI – PDCA:
Objetivo: Garantir o PDTI, a inovação e melhoria continuada da área de TI em benefício da organização.
3. Gerenciamento de Contratos e SLA :
Objetivo: Registrar e gerenciar todos os contratos e acordos nível de serviço da TI (internos ou externos).
4. Gerenciamento da Disponibilidade dos serviços da TI:
5. Gerenciamento Financeiro da TI:
Objetivo: Orçar, contabilizar e planejar os custos dos serviços de TIC periodicamente.
6. Gerenciamento das Capacidades da TI:
7. Gerenciamento de Segurança da Informação:
8. Gerenciamento do Relacionamento com o negócio:
Objetivo: Alinhar o catálogo de serviços de TI aos interesses da empresa atendendo as demandas do negócio e necessidades dos usuários.