Procedimentos para Gestão de Liberações

Sabemos que a quantidade de mudanças nos ambientes de TI requerem o mínimo de tempo de parada e de riscos durante as mudanças de hardware ou de software.

Garanta a continuidade dos seus serviços implementando a Gestão de Liberações. O Gerenciamento de liberação é responsável pelo armazenamento de todo o software (BSD) e hardware (DHD) autorizado dentro da organização.

A equipe responsável por essa liberação cuida do armazenamento, testes e instalação de novos softwares e hardwares no ambiente de produção. Depois de todos os testes realizados, a liberação irá ser encaminhada para a equipe de mudança aprovar.

A equipe de mudança irá avaliar todos os aspectos da mudança: impacto, riscos, procedimento de rollback entre outras coisas e irá aprovar a mudança ou não.

Poderíamos utilizar como exemplo, uma atualização de sistema. É prática de muitos fazerem atualização sem antes reproduzir isto em um ambiente de testes. Imaginem colocar no ar uma versão de sistema com problemas? Deixando os usuários 4 ou 8 horas sem trabalhar? Já imaginou o tamanho do prejuízo ?! 

Com o Gerenciamento de Liberação, tudo isto teria que ser previsto e testado antes de ser colocado em “produção”, e ainda passar pela avaliação da equipe de mudanças.

O foco da FJ REDEmpresa ao implementar o gerenciador de liberações é atuar na proteção do ambiente produtivo e de seus serviços pela utilização de procedimentos formais e verificações.

Gestão de Liberações

 

Benefícios

Realizada em conjunto com Gerenciamento de Configuração, Gerenciamento de Mudança e Teste operacionais, traz os seguintes benefícios:

  • Redução da taxa de erro no software e no hardware liberados;
  • Minimiza as interrupções do serviço sincronizando a liberação com empacotamento dos componentes de software e de hardware;
  • Certeza que o hardware e o software da produção são boa qualidade (ou conhecidos);
  • Ambientes de teste e da produção estáveis;
  • Uso melhorado dos recursos do usuário através do esforço combinado durante os testes de novas liberações;
  • Monitoração e proteção apropriadas do hardware e do software do qual a organização é fortemente dependente;
  • Software consistente através de todos os sistemas;
  • Detecção de versões incorretas ou de cópias desautorizadas;
  • Redução do perigo de contaminação por vírus ou de outras intervenções desautorizadas.

 

Clique aqui e entre em contato com a FJ.

    One comment

  1. Pingback:FJ REDEmpresa - Catálogo de Serviços de TI

Comments are closed.