Entenda a importância do SLA

Entenda a Importância do SLA

O que é SLA?

A importância do SLA, está na definição de questões do serviço como volume, tempo de resposta, tempo para solução, mas estas cláusulas podem variar entre prestadores. A sigla SLA vem do termo em inglês Service Level Agreement, que na tradução livre significa Acordo de Nível de Serviço, que nada mais é que um contrato estabelecido entre o prestador de serviço e o cliente.

 

Importância do SLA

A cláusula de SLA é focada na prestação de serviços, busca esclarecer para o cliente qual alguns parâmetros de como ocorrerá a prestação de serviços.

Assim evitando que o cliente fique sem previsão máxima sobre a entrega do serviço, e evitando que o prestador sofra cobranças indevidas.

Benefícios

O SLA evita frustrações, pois ele alinha as expectativas do cliente e do prestador, assim ambos estão cientes do que deve ser entregue e como deve ser feito.

Quando aplicado á TI, ele irá definir as responsabilidades do prestador de serviço, da empresa contratante, e dos usuários da TI.

Quando utilizado internamente, garante a integração das diversas áreas da empresa, podendo fornecer um tempo de resposta mais rápido.

Segurança jurídica

Com os parâmetros de serviço definidos, a empresa contratada se mantém segura de complicações jurídicas por descumprimento do contrato, salvo em questões em que há quebra do SLA.

Métricas

O estabelecimento de um SLA permite obter controle estatístico sobre o serviço da contratada, para auditar se o contrato acordado está de fato sendo cumprido.

Além disso, também incentiva-se a trabalhar com métricas e indicadores, que são o ponto inicial para começar melhorias e correções dentro do serviço.

Previsibilidade

Com os parâmetros do SLA definidos, a contratante possui previsão de atendimento quanto ás necessidades, o que permite a tomada de decisões mais precisas e melhor provisionamento do tempo, além da previsão do custo mensal do contrato.

 


A FJ REDEmpresa

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