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Monitoramento ou monitoração? Com a popularização do tema de monitoramento entre os profissionais de TI e no próprio mercado, a dúvida quanto ao nome correto eventualmente chega para todos.

Porém, a realidade é um pouco mais complexa do que simplesmente compreender se um termo está correto ou não. De acordo com o site Dicio, ambas as formas monitoramento e monitoração estão corretas e possuem o mesmo significado.

Apesar de o dicionário fornecer esta explicação simples, o mercado corporativo vem impulsionando diferentes soluções e ressignificando estes dois termos de acordo com a demanda que tem emergido: diferenciar dois serviços de monitoramento diferentes.

Monitoramento ou monitoração? Entendendo a diferença

Com a crescente oferta e demanda de serviços desta espécie, surgiram diferenças na entrega deles, o que cria confusão para ambos o prestador do serviço e o contratante.

É preciso alinhar a expectativa do cliente com a entrega do serviço, tomando muito cuidado ao descrever o que de fato será entregue. Desta forma, as empresas começaram a adotar a seguinte distinção no uso dor termos monitoramento e monitoração:

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Monitoração

Monitoração é o conjunto de ferramentas que detectam e exibem o status dos serviços da TI, e é composto por uma ferramenta que é configurada em diversos serviços ou equipamentos e acompanha seu funcionamento, exibindo o funcionamento e alertando em caso de inconsistências.

Também pode englobar ações pré-programadas para tentar reestabelecer os serviços em caso de falha, um painel para acompanhamento do estado em forma mais gráfica como dashboards que fornecem uma boa quantidade de informações numa tela só.

Também é possível integrar nesta solução um SIEM, para armazenar os logs gerados pelo conjunto da solução de monitoração e emitir relatórios mais sofisticados sobre os eventos capturados pelos sensores.

Monitoramento

O monitoramento é o acompanhamento dos alertas, a alocação de uma pessoa para acompanhar os eventos em tempo real que a solução de monitoração fornece.

Este profissional pode ser alertado em expedientes diferentes para cada alerta, por exemplo um serviço que não tenha grande urgência pode ser informado somente no horário comercial, enquanto um serviço essencial pode alertá-lo imediatamente.

Além disso, esta pessoa fica responsável pela tratativa dos problemas, seja através do acionamento de um Service Desk terceirizado, da intervenção direta dele e resolução do problema, ou do repasse de chamados para um profissional técnico de nível superior.

Esta integração entre monitoramento e monitoração pode compor, por exemplo, o chamado NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede) e SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança), e quando bem executado pode fazer uma grande diferença na disponibilidade e segurança da TI.

Ter um profissional em monitoramento pode ser bastante caro e difícil de manter, pois estes profissionais são escassos no mercado e tendem a buscar desafios, sem uma melhoria contínua dos processos e sistemas de monitoração e monitoramento é provável que este recurso procure novas oportunidades.

Integração de monitoramento ou monitoração de TI

Integração de monitoramento ou monitoração de TI

Para a integração de monitoramento de TI é preciso compreender o que se espera do monitoramento, o que ele deve fornecer para a empresa, e a partir disso é que será feita a escolha entre a monitoração ou monitoramento.

Após isso, é preciso definir quais serão os serviços monitorados, sejam eles equipamentos, sistemas ou serviços. Estabelecer uma complexidade na elaboração e interação dos sensores é importante para dar efetividade aos sensores, evitando falsos positivos e falsos negativos.

Definidos os sensores, o próximo passo é escolher quem irá receber os alertas e qual tratativa ele irá dar para os alertas que chegarem.

Em seguida define-se qual será o horário que cada alerta será encaminhado para o responsável pelo acompanhamento dos alertas, considerando quais são os serviços mais emergenciais que necessitam de ações mais imediatas e quais podem aguardar até o horário comercial.

E por último é a forma de acionamento do responsável pelo monitoramento, seja por e-mail, abertura de chamado em um Service Desk terceirizado ou próprio, ou até mesmo pelo aplicativo Telegram.

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Efetividade de monitoração

A solução de monitoração é desenvolvida não somente com a proatividade e resposta rápida em mente, mas também com a precisão, pois a capacidade de diagnosticar de forma rápida o problema e trabalhar na solução.

Há quem monitore um servidor através da resposta de sua placa de rede, também conhecido como ping, e isto gera falhas na interpretação do real problema.

Aprimorar um sensor desta espécie envolve também monitorar as suas dependências, outros equipamentos de rede e serviços relacionados e que fornecem um diagnóstico mais preciso. O resultado disso é a ágil resolução dos problemas, cumprindo o principal propósito das soluções de monitoração.

Com esta matéria esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre monitoramento e monitoração, que apesar da sua crescente popularização ainda há entraves na sua compreensão e execução. Caso ainda tenha dúvidas ou queira implementar o monitoramento ou monitoração, fale conosco e iremos trazer as melhores práticas para monitoração.