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Monitoramento de TI e Gestão Proativa de Serviços de TI

Monitoramento de TI não é custo mas sim um investimento na continuidade de seus negócios. Imagine os prejuízos de sua empresa sem acesso aos sistemas de informação, internet, e-mail, arquivos e etc…

O monitoramento de TI é extremamente importante para atender á demanda dos novos consumidores, que podem requisitar ou buscar seus produtos ou serviços a qualquer momento do dia ou final de semana.

Porém, a frustração de não encontrar o que precisa ou não conseguir acessar os portais de seus fornecedores no exato momento que solicitou impacta negativamente a imagem do fornecedor, reduzindo a probabilidade do consumidor de tornar a solicitar a empresa devido á má experiência de usuário.

O ditado popular “Tempo é dinheiro” não poderia ser mais literal quando tratamos de empresas e TI, pois um sistema com falhas compromete o faturamento, produção, vendas e todas as áreas que dependem de serviços de TI.

Por isso a intenção do monitoramento é prever falhas ou captá-las assim que ocorrerem, agilizando assim o início do reestabelecimento do serviço, reduzindo drasticamente o tempo de inatividade.

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O monitoramento e seu papel na prevenção de desastres

Descobrir que seu backup não é efetuado há meses e os servidores foram danificados sem possibilidade de recuperação é o pior cenário de catástrofe que uma empresa pode passar, visto que 90% das empresas que perdem 100% dos seus dados declaram falência em 2 a 5 anos.

Quando se configura o monitoramento, é preciso levar em consideração quais são os serviços críticos para aquele negócio. Especialistas parametrizam os softwares para geração dos alertas.

Conheça alguns dos serviços de monitoramento disponíveis que podem tranquilizar e garantir maior disponibilidade dos seus negócios:

  • Processador
  • Memória
  • Disco
  • Rede
  • Aplicações e Websites
  • Backup
  • Antivírus
  • E-mail
  • Banco de dados
  • Serviços de rede
  • Internet
  • VPN
  • Firewall
  • Active Directory (AD)
  • Certificados de sites
NOC

O monitoramento é apenas o início

A monitoração e emissão de alertas não significa nada se não houver alguém para acompanhá-lo, por isso é preciso ter uma equipe responsável pela tratativa destes alertas.

Um especialista responsável precisa ter em mãos uma relação de quais fornecedores deve alertar em caso de alguma irregularidade ser reportada, ele pode reportar á um Service Desk assim iniciando o processo de solução do problema.

Porém, em um NOC (Centro de Operações de Rede) a pessoa responsável por acompanhar os alertas é a mesma que inicia a solução do problema, esta integração proporciona uma agilidade muito maior na solução dos problemas, além de simplificar a comunicação e a interface entre outros fornecedores.

Efetividade do monitoramento

Monitorar um equipamento ou serviço envolve um nível de refinamento da solução que nem sempre é adotado. Este refinamento irá ditar o quão efetiva é a solução, ou seja, o quão precisa é a capacidade dos sensores de captar a real situação da infraestrutura.

Geralmente o monitoramento é restrito ao equipamento ou serviço alvo, fornecendo mais uma visão generalizada do que específica, o que pode induzir a erros no diagnóstico e tratativa dos problemas, gerando estatísticas imprecisas e apontando falsas necessidades para a infraestrutura.

O refinamento dos sensores de monitoramento precisa abranger as dependências do serviço ou equipamento, desde pequenos componentes de software até o suprimento de energia. Ao adicionar estes elementos á equação é possível visualizar de forma bastante específica a raiz de um problema, o que encurta o tempo de diagnóstico, tratativa dos problemas.

Monitoração de TI e NOC terceirizado

s profissionais especialistas no ramo de monitoramento são caros e escassos no mercado, dificultando a contratação e retenção este tipo de talento e por vezes inviabilizando um projeto de monitoramento.

Sendo assim, a solução pode vir na terceirização dos serviços de monitoramento ou NOC, trazendo know-how e evolução constante a um preço acessível á empresas pequenas e médias.

Alguns benefícios de implantar o monitoramento de TI são:

  • Monitoração constante
  • Aumento da produtividade
  • Alertas customizáveis e de fácil visualização
  • Manutenção autônoma
  • Redução do downtime

Precisa de ajuda?

Esperamos ter ajudado você a entender melhor os benefícios e a importância do monitoramento de TI!

Peça nossa ajuda com os serviços de monitoramento e gestão proativa para prever falhas, garantir a disponibilidade dos serviços de TI e evitar prejuízos financeiros.

Nossa gestão proativa inclui pessoas, processos e sistemas de monitoramento que nos alertam quando os indicadores saírem dos parâmetros planejados.

Oferecemos a monitoração por si só ou em conjunto com o NOC, uma infraestrutura de suporte que se encarregará do monitoramento e da solução dos problemas da TI!