logo nvidia

De games a computação de IA

A placa de vídeo provou ser incrivelmente eficaz na resolução de alguns dos problemas mais complexos na ciência da computação.

Ela começou como um mecanismo para simulação da imaginação humana, criando mundos virtuais incríveis para games e filmes de Hollywood. Atualmente, a placa de vídeo da NVIDIA simula a inteligência humana, executando algoritmos de deep learning e atuando como o cérebro de computadores, robôs e carros autônomos que podem perceber e compreender o mundo. A NVIDIA é cada vez mais conhecida como “a empresa de computação de IA”.

A placa de vídeo tornou possível o sombreamento programável em tempo real, que oferece aos artistas possibilidades infinitas de expressão. a Nvidia lidera o campo da computação visual desde então.

Em 2006, a criação de modelo de programação CUDA e de nossa plataforma de placa de vídeo Tesla expandiu os recursos do processamento paralelo da placa de vídeo para a computação em geral.

Nascia uma nova e poderosa abordagem à computação. Hoje, a computação de placas de vídeo é o caminho mais disseminado, acessível e energeticamente eficiente para o desenvolvimento de HPC e datacenters. Ela está presente nos supercomputadores mais rápidos dos EUA e da Europa, bem como impulsiona progressos em áreas cruciais da pesquisa científica.