o que é PDTI

O que é PDTI senão um documento de gestão? Ele engloba os diferentes aspectos relacionados á TI presentes em uma organização, seu objetivo é planejar a melhoria contínua da infraestrutura de TI.

Apesar da grande abrangência deste documento, o Plano Diretor de TI pode focar em determinados aspectos da Tecnologia da Informação presentes em uma empresa e fornecer importantes insights sobre as necessidades tecnológicas.

Ou seja, mesmo uma organização enxuta pode se beneficiar do PDTI, pois o planejamento irá compreender e se adequar ao porte da empresa.

Isto é especialmente relevante se considerarmos o movimento de transformação digital que o mercado tem encontrado: consumidores preferindo o atendimento e compras virtuais aos presenciais e força de trabalho remota ou Home Office.

Através do PDTI é possível planejar o desenvolvimento da TI das organizações de uma forma que faça sentido para o rumo que o negócio está tomando, fornecendo as soluções corretas para assegurar que os objetivos organizacionais se cumpram.

O que é PDTI e como se estrutura

Estrutura do PDTI

Não há um formato ou estrutura exata ou considerada “correta” para este documento, mas uma forma de elaborá-lo é seguindo as definições da norma ISO 20.000.

Esta norma fornece um guia de boas práticas para a gestão de qualidade de serviços de TI, sendo compatível com o ITIL mas indo muito além. E é seguindo estas definições que é possível elaborar um PDTI com visibilidade de 360º, pois nada passará despercebido.

Seguindo a estrutura da ISO-20.000, o PDTI compreende os quatro pilares de qualquer área de TI, e que não importa qual seja o problema enfrentado na infraestrutura de Tecnologia da Informação, ele se encaixará em uma das categorias abaixo.

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Pessoas e seus papéis na TI

Pessoas

Toda organização é composta por pessoas, seja no nível estratégico, gerencial ou operacional, e para o Plano Diretor de TI isto não é diferente, pois são as pessoas que definem a estratégia da empresa e isto irá definir para qual caminho deve rumar a TI.

Se a organização irá integrar uma força de trabalho remota, mas sem abandonar o ambiente físico da empresa, é necessário que as tecnologias permitam que esta estratégia seja concretizada. Prever mudanças como esta com o auxílio do PDTI torna as transições menos turbulentas e mais econômicas.

Porém, é a camada gerencial a responsável por transmitir estas demandas e buscar formas de integrá-las á organização, e este é um papel bastante importante, pois é preciso que a gestão esteja alinhada com o estratégico e o operacional.

A falha na interação da área gerencial com as outras camadas, distorce as necessidades e consequentemente prejudica a entrega daquilo que a empresa espera, gerando grande prejuízo.

E a camada operacional é a responsável pela integração dos sistemas de tecnologia que orquestrarão e darão sustento á necessidade da organização, falhas nesta esfera podem acarretar investimentos desperdiçados, devido á falta de conhecimento das tecnologias atuais e integração de tecnologias insuficientes para atender a demanda.

Um Service Desk capacitado é importante para fornecer o nível de consultoria necessário para a elaboração de um documento fundamental como o Plano Diretor de TI.

Processos de TI

Processos

Os processos da TI são muitos, e determinam como irá funcionar o dia a dia da operação, são responsáveis pelo bom funcionamento cotidiano e futuro da TI.

Existem diversos processos para a manutenção da Tecnologia da Informação, sendo alguns deles:

  • Relato dos serviços da TI;
  • Gestão de disponibilidade da TI;
  • Gerenciamento de incidentes;
  • Gerenciamento de mudanças;
  • Gerenciamento de liberações.

Estes poucos processos já são uma grande parte da TI de uma organização, e permitem que:

  • Os serviços executados sejam registrados, para construir base de conhecimento e gerar evidência da execução;
  • Prevenir interrupções e prejuízos derivados da falta de verificação do bom funcionamento dos equipamentos ou indícios de falhas;
  • Restaurar o mais rápido possível os serviços acordados com a organização ou responder ás as requisições de serviço;
  • Assegurar que todas as mudanças sejam avaliadas , aprovadas, integradas, revisadas e se necessário, desfeitas;
  • Entregar, distribuir e rastrear uma ou mais mudanças liberadas aos usuários;

Como podemos ver, os 5 processos listados acima fornecem maior segurança para uma TI, seja fornecendo uma base sólida para a atuação cotidiana ou para a preservação do futuro da organização.

Porém norma ISO 20.000 prevê 14 itens para a seção de processos, e funcionam melhor em conjunto do que isoladamente.

Processos bem estruturados garantem que a TI funcione perfeitamente, independente de quem está orquestrando a infraestrutura, é compreender que as pessoas possuem finitude, enquanto processos podem ser replicados, continuados e aprimorados.

Isto acontece com frequência em empresas pequenas que contam com uma única pessoa para cuidar da sua TI, pois todo o conhecimento fica centralizado neste único operador e será perdido na ausência dele.

Sistemas de informação

Sistemas

Esta é a seção dedicada á tecnologia, composta por 19 serviços de TI e são a espinha dorsal da organização, desde os serviços básicos como e-mail, servidores, website, computação individual, até serviços complexos como firewall, antivírus, proxy e BI.

Enquanto nem todas empresas aproveitarão a fundo os benefícios da análise de processos englobada pelo PDTI, todas as organizações se beneficiam da seção de sistemas, pois é um planejamento estruturado que segue a metodologia ISO e adequa a tecnologia aos objetivos do negócio.

Investimentos de TI

Investimentos

Esta é a seção destinada á descrição dos investimentos necessários para adequação da TI ás boas práticas, leis e aos objetivos da organização, nela serão descritos os produtos e serviços necessários para atingir o “estado da arte”.

O objetivo não é apenas fornecer os investimentos e um plano de ações macro, mas também elencar os pontos críticos de investimento, eliminando a urgência de realizar grandes mudanças e investimentos em um curto período de tempo, segmentando os investimentos e diluindo os custos.

o que é PDTI

O que deve entregar o PDTI?

O Plano Diretor de TI deve entregar á empresa uma descrição da situação atual da TI dentro dos escopos: pessoas, processos, sistemas e investimentos, demonstrando a situação atual de equipamentos e problemas identificados.

Devem ser realizadas entrevistas com as pessoas nos papeis gerenciais, estratégicos e operacionais da TI, afim de validar a satisfação com cada item descrito no PDTI, identificando os pontos de maior incômodo para a organização.

E por fim, o responsável técnico deve descrever os problemas identificados na infraestrutura e sugerir melhorias, seja em termos de reconfigurações, aquisição de equipamentos e tecnologias, regularização de softwares e atualização das tecnologias já implementadas, fornecendo, portanto, uma visão de situação atual e situação sugerida.

Uma empresa que conta com um Service Desk profissional é capaz de solicitar a elaboração deste documento, assim como a implementação do mesmo, garantindo que não hajam lacunas entre a consultoria e a integração do PDTI.

o que é PDTI e como escrever

Como escrever um PDTI

Para elaborar o Plano Diretor de TI é preciso começar pela ordem que trouxemos para você anteriormente: Pessoas, Processos, Sistemas e Investimentos. Compreendendo quem são as pessoas envolvidas, podemos acessá-las e definir a estratégia para a TI.

Com auxílio da gerência, serão definidos os problemas que ocorrem devido á um processo ineficiente ou inexistente, bem como elaborar processos eficientes para gerenciar o dia a dia da TI e assegurar a continuidade da organização.

Os sistemas de tecnologia devem ser avaliados pela capacidade, vulnerabilidade, alinhamento com a estratégia da organização, satisfação com cada sistema avaliado, e quais ações devem ser tomadas para promover uma melhoria efetiva.

E por fim os investimentos devem ser listados, visando o cumprimento dos objetivos da organização e atendimento ás boas práticas, que serão as responsáveis pela continuidade e preservação da empresa.

Esperamos que tenhamos te ajudado a compreender melhor o PDTI e como ele atinge o objetivo de fornecer uma compreensão da TI atual e como se chegará ao objetivo que você tem para sua organização!

Se precisar de ajuda com a elaboração do seu PDTI, fale conosco e iremos te ajudar com sua necessidade por planejamento estratégico da TI!