Skip to main content

O que é Spoofing?

Spoofing é um termo derivado do inglês “spoof” que significa “imitar” “falsificar”. Esse tipo de ataque é caracterizado pela ação de um Hacker (pessoa que elabora ou modifica softwares para que desempenhem novas funções) que monitora a rede do usuário e consegue através do endereço eletrônico contido nos e-mails, WhatsApp ou IP do provedor as informações necessárias para ser passar pelo usuário verdadeiro.

Os Hackers também usam essas técnicas em aplicativos de comunicação como WhatsApp e Telegram, passando-se por sites confiáveis, enviando endereços falsos ou mensagens falsas para que o próprio usuário permita que eles se apoderem do aplicativo.

Os e-mails enviados em uma rede podem ser capturados com o uso de programas que avaliam o trafego da rede e interceptam as transmissões de e-mail, tornando-o um e-mail Spoofing.

Este ataque altera o cabeçalho do e-mail alterando o remetente e o destinatário, assim como o conteúdo enviado, passando-se pelo real remetente sem ter os dados de acesso a conta.

O que é Spoofing

Como prevenir o Spoofing?

Não existe exatamente uma forma de evitar que o Spoofing aconteça, visto que o hacker intercepta a informação em seu trânsito, Por este motivo, é recomendado que quando se tratar de informações sensíveis, o usuário nunca use redes públicas como de aeroportos, restaurantes ou hotéis, pois nestas conexões há vários usuários conectados e alguém mal-intencionado pode estar capturando seus dados.

O ideal é avaliar questões de segurança da informação como o Spoofing , e divulgar para os usários de TI, pois é um assunto sério e muito discutido online, porém ainda sem uma tratativa final ou iniciativas de educação digital, que possivelmente reduziriam o número de ataques e fraudes causados diariamente.

Para prevenir que você seja vítima de um e-mail ou mensagem falsificada, é preciso treinamento para conseguir discernir uma mensagem que foi alterada e uma mensagem íntegra. Além disso, é importante utilizar outros meios de comunicação para validar as informações recebidas através das mensagens.

Posts recentes:

Aprimorando a segurança da TI

Apesar de o Spoofing não possuir uma solução concreta, há diversas formas de se prevenir contra outros tipos de ataque e ameaças, soluções como antivírus e firewall fornecem a proteção contra malware e vírus para os usuários e proteção contra tentativas de invasão e ataques pela internet.

Uma opção para quem teve boletos falsificados, ou empresas cujos clientes pagaram boletos falsos, é adotar o certificado para e-mail, uma solução que permite seus clientes terem certeza que seus boletos foram encaminhados de um e-mail legítimo.

Além disso, adicionar senhas para o acesso dos boletos pode fazer toda a diferença para evitar que alguém mal-intencionado e não habituado abra o e-mail e tente alterar o boleto de alguma forma.

Com isso esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre o spoofing, e apesar de não haver uma solução definitiva, esperamos que com este conhecimento você consiga se prevenir melhor, mas caso ainda precise de ajuda para te ajudar com soluções de segurança para sua empresa, fale conosco!

Matéria elaborada pelo colaborador: Raffaele Ottati Junior.