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Instalei o Zabbix, e agora?

O Zabbix é uma ferramenta de código aberto que possui muito potencial, e saber extrair as capacidades do software é crucial para um bom aproveitamento.

Utilizar o sistema Zabbix para monitorar memória, disco e processamento sem explorar toda a potencialidade da ferramenta é desperdício, pois há muito mais que pode ser feito com a ferramenta.

Para quem ainda não conhece o sistema Zabbix, aqui vão algumas informações quanto as potencialidades da ferramenta que muitos gestores ainda desconhecem e não utilizam para aumentar a proatividade da TI:

  • Gerenciamento de capacidades
  • Gerenciamento de disponibilidades
  • Gerenciamento de diversos SLAs
  • Inúmeros Sensores já desenvolvidos
  • Serviços prontos para distribuição Mobile
  • Relatórios Gerenciais completos
  • Ferramentas de Integração e conectores com diversas plataformas
  • Gráficos e estatísticas diversas com o SLA dos serviços, etc

Observamos empresas que já possuem o sistema Zabbix instalado e talvez até possuam alguns processos de monitoramento de disponibilidade ativos, porém a falta de tempo para desenvolvimento de novos sensores e ações de melhoria contínua da ferramenta prejudicam a vida da TI.

A FJ REDEmpresa, adotou o sistema Zabbix e vem desde o início de 2016 adequando a integração do sistema open source ao catálogo de serviços de seus clientes para um melhor gerenciamento de disponibilidade e capacidades das infraestruturas de seus clientes.

Atualmente a ferramenta atende 80% do monitoramento, da gestão da disponibilidade e capacidades da infraestrutura de TI.

NOC

Monitoramento Zabbix e NOC

O monitoramento Zabbix pode evoluir para uma estrutura de NOC, que está acima da pura e simples monitoração, tratando mais profundamente a monitoração de TI.

Em um NOC, diversas ferramentas são utilizadas em conjunto com o Zabbix para formar uma solução completa, que engloba não apenas alertas, mas dashboards, relatórios gerenciais e automatização do processo de tratativa dos alertas.

Para tratar automaticamente os alertas, é preciso ter um Service Desk estruturado e capacitado para esta função, um profissional deste tipo é escasso no mercado de trabalho e possui baixa permanência nas empresas.

Além disso, o tempo e know-how necessário para desenvolver os sensores de monitoramento, painéis, relatórios e o encaminhamento para o atendimento pode inviabilizar o projeto.

Devido á estes fatores, terceirizar a estrutura de NOC pode ser uma ótima opção, pois o parceiro já trará seus sensores e painéis pré-formatados e prontos para funcionar, com profissionais capacitados e prontos para atender.

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