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Terceirização de TI: Foco na continuidade do negócio

Serviços de Terceirização de TI buscam garantir a qualidade, continuidade além da redução de custos dos serviços entregue pela TI a empresa, tornando maior a independência de recursos humanos que atuam na prestação destes serviços.

Algo bastante comum em serviços de TI é a prestação de serviços através de um profissional autônomo, o que reduz drasticamente o custo da terceirização.

Porém, qualquer fatalidade com a “pessoa física” tratada como “jurídica” pode afundar a TI de uma empresa de forma irreversível, visto que a informação ainda permanece concentrada na pessoa física.

A terceirização de TI é uma forma de reduzir encargos trabalhistas, que são gerados pelos altos salários dos colaboradores da TI que passaram a ser “indispensáveis” para  a empresa. Esta forma de reduzir custos porém, cria um abismo enorme na gestão do conhecimento sobre a TI.

Estruturando um processo eficiente e controles efetivos, é possível replicar o conhecimento de uma pessoa para várias, mitigando os efeitos da troca de mão de obra e garantindo a continuidade dos serviços de TI.

Além disso, existe sempre o fator de disponibilidade do prestador de serviço que, por ser um autônomo, não consegue atender mais de um cliente por vez, o que pode ocasionar uma grande demora entre a solicitação de um serviço e a sua entrega.

Níveis de serviço

A TI pode ser separada em três níveis de complexidade que estão presentes em toda empresa, podemos compreender os serviços de TI em níveis de 1 a 3:

  • Nível 1: Atendimento aos usuários, estações de trabalhos, softwares de produtividade, liberação de acessos, execução de rotinas.
  • Nível 2: Atendimento e arquitetura da infraestrutura de TI, auditoria, consultoria, elaboração e integração de projetos.
  • Nível 3: Implementação, otimização e gerenciamento de processos da TI, Plano Diretor de TI (PDTI), auditoria aos processos.

Ao separarmos a mão de obra de TI desta forma, podemos visualizar do quê a empresa carece, seja de um suporte amplo aos usuários, cuidados e direcionamento á infraestrutura, ou organização e implementação de processos.

E é exatamente isto que a terceirização baseada em Service Desk oferece, traz á tona diferentes camadas de serviço com um cunho mais consultivo, possuindo maior capacidade para os problemas cotidianos desencadearem mudanças e melhorias na TI.

Terceirização de TI por complexidade do serviço

Como obter sucesso na terceirização de TI?

A terceirização de TI tem sucesso quando há uma atitude proativa da empresa com a gestão do conhecimento em poder dos colaboradores da TI. Senhas, configurações, processos, contratos, fornecedores, ativos, licenças, alterações, entre outros são documentos importantes cuja falta podem condenar um negócio.

Por isso a FJ REDEmpresa aplica na entrada em todos seus clientes o Plano Diretor de TI (PDTI) uma ferramenta de consultoria estratégica que documenta a gestão de todo TI.

O planejamento cuidadoso e consciente é capaz de trazer estabilidade e previsibilidade á TI, a introdução de novas tecnologias pode habilitar inovações na forma de trabalho de uma empresa, entregar recursos melhores permite que a empresa produza mais em menos tempo, além de aprimorar a experiência do usuário. A computação em nuvem é capaz de entregar de forma barata e descomplicada alguns destes recursos, dispensando grandes investimentos.

Apesar de uma boa parcela das empresas tem adotado novas tecnologias para seus negócios, ainda há muitas empresas que não compreendem a tecnologia como diferencial estratégico para seus negócios. Mas com o advento da computação em nuvem, estes recursos outrora caros, têm se viabilizado cada vez mais.

Conheça nosso planejamento estratégico da TI: Plano Diretor de TI.

A FJ REDEmpresa desenha os processos e o levanta as informações antes de terceirizar qualquer item de serviços da TI de seu cliente.

Isso é necessário para garantir a continuidade (SLA) do serviço independente do recurso humano que executará tais tarefas. Permitindo que o cliente receba sempre o mesmo nível de serviço.

Abaixo, segue pirâmide representando os modelos de outsourcing BPO

Terceirização de TI