Vazamento de dados

Vazamento de senhas afeta 800 milhões de E-mails

Houve um vazamento de senhas de cerca de 800 milhões de E-mails recentemente na internet, esta brecha de segurança foi notada pelo pesquisador de segurança Troy Hunt e contém mais de 12 mil arquivos e 87 gigabytes de dados foram postados em um fórum por um hacker.

Esta falha afetou 772.904.997 e mais de 21 milhões de senhas únicas, e pode ser considerada uma das maiores brechas de segurança de vazamento de e-mails da história.

Estes arquivos não estavam apenas na Deep Web, mas também foram disponibilizados gratuitamente em um site popular de armazenamento em nuvem, o MEGA.

No entanto, estes números foram filtrados pelo pesquisador que eliminou duplicatas dos 2,7 bilhões de endereços e senhas.

Troy Hunt Também é o mantenedor do site Have I Been Pwned, plataforma que permite ao usuário consultar se seu endereço de e-mail está envolvido em algum vazamento de dados, informando até mesmo quais foram os vazamentos.

Como isso me afeta?

Os hackers utilizam estes dados para ataques de preenchimento de credenciais, acessando sites ou serviços que contenham as credenciais roubadas, sendo assim, os principais afetados são pessoas que utilizam os mesmos endereços e senhas em diversos sites.

Estas credenciais podem ser abusadas através de um software simples, que irá validar se as senhas estão funcionando ou não, ou seja, há muita facilidade em abusar destes dados.

Como podemos te ajudar?

A FJ REDEmpresa fornece o sistema de cofre de senhas Syspass, um portal que permite o armazenamento de todos os dados com criptografia capaz de proteger suas credenciais e organizando as permissões de cada usuário ás senhas do cofre.

Outra medida também muito eficiente é a definição de uma Política de Segurança da Informação, na qual regulamenta as políticas de complexidade das senhas, troca periódica das mesmas, bloqueio após X tentativas, orienta os usuários acerca do uso dos recursos da TI, e diversos outros benefícios.