Virtualização de Laboratórios de Informática
A Virtualização de Laboratórios de Informática tem surgido como uma alternativa sustentável para montar laboratórios de informática. Esta tendência facilita o dia a dia do suporte, minimizando a demanda por atendimentos que laboratórios convencionais proporcionam.
Softwares de engenharia demandam alto poder de processamento, e quando há necessidade de entrega em larga escala destas aplicações, surgem diversos problemas e dificuldades tanto para quem usa tanto para quem gerencia.
É com o intuito de simplificar, otimizar e reduzir custos recorrentes que surge a virtualização de aplicações de engenharia, permitir que os usuários consigam utilizar as aplicações com performance, agilidade e mobilidade ímpar, e que a Gestão de TI possa reduzir seus esforços para manter esta estrutura.
Posts recentes:
- Como desvirar ou virar a tela do computador no Windows
- O que é Central de Serviços Compartilhados e como funciona?
- Como saber se um site está fora do ar
- Modelo de Política de Segurança da Informação
- Microsoft Open License será descontinuado em dezembro
Benefícios: virtualização de laboratórios de informática
- Maior poder de processamento gráfico
- Aumento na velocidade de boot
- Aumento do tempo de aula útil para os alunos
- Maior agilidade na execução de softwares
- Possibilita laboratórios multidisciplinares
- Rápida implementação de novos softwares
- Independência de softwares instalados no desktop
- Imunidade á falhas de Sistema Operacional
- Imunidade á falhas de vírus e malware
- Compatível com desktops e notebooks legado
- Possibilita uso de máquinas pessoais (BYOD)
- Acesso móvel a aplicações de engenharia
- Ágil entrega de novos laboratórios
- Agilidade na resolução de problemas
- Redução de custos de aquisição de hardware
- Redução de custos de manutenção em 90%
- Redução de custos de energia elétrica
- Redução do tempo necessário para manutenção
- Redução da mão-de-obra para manutenção
- Gestão simplificada de hardware e software
- Centralização de investimentos
- Acesso ás aplicações gerenciado por perfil
- Redundância á falhas
- Entrega remota de aplicações
- Diferencial competitivo
O que é a virtualização de desktop?
Na computação “convencional”, todos os softwares e sistemas operacionais estão instalados na máquina que o usuário utiliza, assim como é esta mesma máquina que se encarrega do processamento, sendo necessário investir em peças específicas para cada computador.
Em uma Infraestrutura de Desktops Virtualizada (VDI), os softwares e processamento ficam a cargo de um Servidor alocado em datacenter, e os usuários acessam suas máquinas utilizando um pequeno hardware chamado Thin Client que se conecta ao computador virtual.

Há também a possibilidade conectar-se através de celulares, tablets, desktops e notebooks convencionais, o que garante que o usuário tenha acesso ao mesmo poder de processamento independente do equipamento que esteja acessando.
A Virtualização de Laboratórios de Informática é capaz de entregar aplicações pesadas de engenharia com velocidade e potência ímpares, além de gestão simplificada dos recursos de TI e redução de custos recorrentes.
Case de sucesso: Instituto Mauá de Tecnologia
A FJ REDEmpresa, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia, Dell, VMware e Nvidia, implementou novos laboratórios com esta tecnologia, trazendo aos alunos e professores máquinas capazes de rodar pesadas simulações e trabalhos.
Através da Virtualização de Laboratórios de Informática, reduzimos drasticamente o tempo de manutenção de laboratórios, e a mobilidade permite que os professores deem aulas em qualquer laboratório, aproveitando melhor o tempo das aulas que era prejudicado tempo de boot das máquinas.
Confira alguns dos softwares já homologados no Instituto Mauá de Tecnologia:

Os servidores trabalham em redundância para suprir aos alunos e professores, os meios para colocarem em prática seus projetos e trabalhos, encorajando-os a pensar grande assim como a Gestão de TI do IMT.